Bem-vindo

Vamos te dar as melhores dicas e te manter atualizado de tudo que há de novo no mercado de Segurança Eletrônica no Brasil e no mundo.

Automação residencial: conheça seu funcionamento e utilidade.

Automação residencial: conheça seu funcionamento e utilidade.

0
(0)

Automação residencial é um sistema em que os diferentes eletrodomésticos estão ligados à rede com comunicação integrada e gerenciamento a distância, através de um smartfone por exemplo.

Este tipo de sistema coleta informações, processa e emite ordens que automatizam diferentes ações que o usuário pode programar ou comandar.

Novas tecnologias e dispositivos são incorporados aos equipamentos de uma casa para que possamos controlar de forma centralizada todas as tarefas. Um exemplo simples seria o de poder acender as luzes de uma área externa sem precisar ir até o interruptor.

Uma vez conectada à rede, os próprios dispositivos possuem sensores para coletar informações e se comunicarem por meio do próprio sistema, ou seja, forma-se uma rede de comunicação.

O usuário pode controlar tudo de forma centralizada e supervisionar as atividades que decorrem na sua casa, mas também pode controlá-las remotamente ao seu gosto e de acordo com as suas necessidades.

Como funciona um sistema de automação residencial?

A operação é mais simples do que parece. Precisamos de uma conexão à Internet e rede Wifi. Os dispositivos que compõem a rede utilizam a rede wi-fi para enviar e receber as informações que coletam e compartilham com o usuário e com o restante do sistema.

A interação usual entre o usuário e o referido sistema se dá por meio de um aplicativo móvel. Os dados são armazenados e, por meio de um endereço IP específico, são transmitidos para a nuvem ou servidor da empresa à qual o dispositivo pertence. Os dispositivos podem funcionar offline e, uma vez estabelecidos, esses dados são enviados e atualizados na nuvem.

Por sua vez, o dispositivo poderá filtrar e enviar diferentes tipos de dados dependendo de sua função e da ordem comandada. Assim, por exemplo, o GPS do nosso carro pode se comunicar com o termostato de nossa casa quando detecta que estamos nos aproximando de casa para aumentar a temperatura e encontra nossa casa já aquecida assim que passamos pela porta.

São múltiplas as utilidades de um sistema de automação residencial e não se preocupe pois com o avanço tecnológico o que antes exigia um investimento elevado está com preços muito acessíveis. Com menos de R$ 300,00 é possível fazer pequenas automações.

Gostou do assunto? Tem alguma dúvida? Então deixe o seu questionamento nos comentários!

Ou se deseja receber uma consultoria especializada, escreva seu nome e e-mail que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

www.supersegbrasil.com.br/nossas-lojas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe uma resposta

*

code