Bem-vindo

Vamos te dar as melhores dicas e te manter atualizado de tudo que há de novo no mercado de Segurança Eletrônica no Brasil e no mundo.

Cerca Elétrica – Um item indispensável para seu Sistema de Segurança

Cerca Elétrica – Um item indispensável para seu Sistema de Segurança

0
(0)

A cerca elétrica é um dos itens mais vendidos quando falamos em segurança eletrônica. Sua preferência pelos consumidores pode estar associada a sensação visual de segurança provocada. Uma cerca eletrificada visa dissuadir as pessoas que desejam entrar em uma determinada propriedade sem autorização através de choques elétricos de alta tensão.

Vamos compreender nesse texto como funciona uma cerca elétrica?

Como funciona a cerca elétrica

É comum haver dúvidas a respeito do funcionamento de uma cerca elétrica. A cerca elétrica é formada por um energizador de cerca elétrica que lança pulsos elétricos ao longo dos fios da cerca.

O pulso se esgota na cerca elétrica uma vez que percorre todo o sistema e não encontra nenhuma falha. A energia residual é escoada pelo sistema de aterramento. O processo é contínuo se não houver vazamentos/fugas.

Quando o animal bate na cerca, ele atua como um interruptor, efetivamente fechando o circuito e disparando o sistema sonoro de alerta.

O circuito elétrico é então completado, ou seja, a eletricidade se propaga contra o animal e depois volta para a cerca. Deste modo, é atingida uma descarga que atinge o animal, causando um choque desagradável, mas não letal.

Existem, portanto, quatro aspectos do sistema de cerca elétrica:

  • Gera regularmente pulsos de energia;
  • Um ou mais fios elétricos conduzindo a corrente;
  • Isoladores que impedem a dispersão de energia no solo;
  • Aterramento da cerca elétrica.

O que deve ter em um kit de cerca elétrica

Normalmente os Kits são compostos obrigatoriamente por:

  • Central de Cerca Elétrica;
  • Controle remoto;
  • Fio (de aço ou eletroplástico);
  • Cabo para a Cerca;
  • Hastes;
  • Sirene;
  • Placa de advertência.

Importante ressaltar que a cerca eletrificada deve ser instalada corretamente, com equipamentos e acessórios que garantam a segurança dos moradores e a eficiência esperada pelo sistema.

Também é importante que seja colocado um aviso que no local há cerca elétrica. Até mesmo para evitar algum incidente com familiares ou conhecidos. Para os intrusos saberem que o local está protegido e que se ele entrar vai ganhar choque elétrico inibe e muito a tentativa de intrusões.

Em sua grande maioria os roubos e intrusões são os famosos “assaltos de ocasião”, onde ao passar pela frente do imóvel e constatar que não há um sistema de proteção o bandido define seu alvo. Assim casas que possuem algum sistema de proteção tem índices muito menores de ocorrências.

O energizador é a peça chave nesta tecnologia. Fornece os pulsos elétricos à cerca eletrificada a uma taxa adequada (que às vezes pode variar). A energia pode ser corrente alternada de uma tomada. Também pode funcionar com uma bateria (geralmente backup).

As conexões do equipamento à cerca elétrica devem ser feitas com um cabo de alta tensão, nunca use um cabo que não suporte pelo menos 15 000 V; portanto, nem o cabo Pot nem o cabo THW de fio único são adequados nessas instalações.

Por outro lado, é necessário colocar anúncios dissuasivos para alertar as pessoas sobre o perigo de choque elétrico no caso de tocar em um dos fios da malha.

Gostou do assunto? Acompanhe todas novidades em equipamentos e soluções de segurança em nosso blog. Se tiver dúvidas, deixe o seu questionamento nos comentários!

Ou se deseja receber uma consultoria especializada, escreva seu nome e e-mail que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

www.supersegbrasil.com.br

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe uma resposta

*

code