Bem-vindo

Vamos te dar as melhores dicas e te manter atualizado de tudo que há de novo no mercado de Segurança Eletrônica no Brasil e no mundo.

Como funcionam os detectores de fumaça?

Como funcionam os detectores de fumaça?

Como funcionam os detectores de fumaça?
5 (100%) 1 vote

Um detector de fumaça pode salvar vidas. Por isso, muitas empresas e residências estão optando em instalar os detectores de fumaça para prevenir sérios incidentes e que podem acabar com seu patrimônio em questão de minutos, ou até mesmo ocasionar ferimentos ou vítimas.

O Brasil é o 3º país com o maior número de mortes por incêndios, conforme dados da pesquisa realizada pela Geneva Association em 2011. A origem dos incêndios é quase sempre oriunda de uma instalação elétrica mal executado ou por um descuido no manuseio de utensílios no fogo.

Por isso contar com um equipamento de detecção de fumaças pode fazer uma grande diferença. A identificação de um foco de incêndio logo no início é um fator preponderante para o êxito em seu controle.

O uso de tecnologias como a dos sistemas de detecção e alarme de incêndio é possível detectar um incêndio e fornecer as orientações e sinalizações necessárias. Quer saber como funciona um detector de fumaça e qual a sua importância de prevenção de incidentes? Acompanhe o texto!

Detector de fumaça

É um equipamento simples, mas que pode fazer toda a diferença. Afinal, nenhuma residência está livre de risco de incêndios.

Existem hoje diferentes tipos de detectores, os mais comuns são os fotoelétricos (mede variações provocadas pela fumaça em um feixe de luz) e os iônicos (possui pequenas quantidades de amerício-241, uma fonte de radiação inofensiva).

Como o próprio nome diz, o aparelho identifica a presença de fumaça no ambiente e aciona o sistema de alarme. E é muito indicado que se tenha um detector de fumaça em casa, pois ele ajuda na segurança dos moradores.

Como funciona um detector de fumaça?

É fato que a maioria das pessoas compreende a real importância de um detector de fumaça em uma residência. E o custo de investimento do equipamento fica muito abaixo do prejuízo que um incêndio poderia causar.

O detector de fumaça funciona da seguinte forma: A fumaça em um determinado ambiente, que pode ser originada de um início de incêndio, aciona um sistema de alarme, que avisará as pessoas que estão no local sobre o incidente, permitindo que elas escapem sem ferimentos. O aparelho permite que brigadas de incêndio ou bombeiros militares sejam acionados, assim se evita maiores problemas.

O que saber antes de comprar

Como existem diversos modelos disponíveis no mercado, é preciso fazer uma pesquisa e optar por aquele que irá atender as nossas expectativas. Fique atento as seguintes características antes de efetuar a compra:

Instalação: Verifique a capacidade técnica dos montadores e referência;

Backup de bateria: olhe a Função Unidades com ou sem energia elétrica;

Botão de silêncio: permite desativar rapidamente o alarme;

Garantia: Os melhores detectores de fumaça têm 5-10 anos de garantia;

Unidades interligadas: são conectados uns aos outros dentro de uma casa para fornecer alertas em toda a residência.

Para o seu bom funcionamento de um detector de incêndio é importante a sua manutenção. E claro, a correta instalação. Deve-se seguir as normas da NBR 17240 do qual consta todos os procedimentos para instalação e manutenção. Ou seja, é necessário a execução dos trabalhos de instalação e assistência técnica para o sucesso de qualquer projeto.

Composição de um detector de incêndio

É composto por:

Central de alarme: que interliga outros dispositivos e dá sinal de alerta em caso de fumaça;

Detector de temperatura e de fumaça: na presença do calor ou fumaça há detecção e acionamento da sirene.

Sirene: avisa quando a fumaça se início.

Não temos como adivinhar quando um incêndio vai começar, e é por este motivo que devemos ter um sistema de segurança como este em casa. Por isso, a sua escolha é fundamental para salvar vidas e proteger patrimônios. Além do mais, é um equipamento simples, de fácil instalação e que tem custo irrisório diante do benefício que proporciona.

Gostou do assunto? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu questionamento nos comentários!

Ou se deseja receber uma consultoria especializada, escreva seu nome e e-mail que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

www.supersegbrasil.com.br/nossas-lojas

Deixe uma resposta

*

code